sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Marina – Carlos Ruiz Zafón



“Todos temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma. Este é o meu”.

É assim que Óscar começa o seu relato, pondo para fora o maior segredo de sua vida, uma história que havia prometido não trazer mais a tona simplesmente por ser uma história só sua, que talvez ninguém fosse acreditar. Após 15 anos tentando driblar o passado, ele volta para a Barcelona de sua juventude e começa a reviver o tempo que passou junto à Marina.

A trama se passa na década de 1970, Óscar tinha apenas 15 anos e vivia trancado em um internato com nome de santo. Apesar de não ter a permissão dos padres para sair, ele sempre dava um jeito de escapar pela janela. O relato dele é tão rico em detalhes que muitas vezes me imaginei vagueando pelas “zonas mortas” de Barcelona. E assim, em uma dessas escapadelas, ele conheceu Marina.

Apesar de ser uma obra infanto-juvenil, a história de Óscar deveria ser lida por gente de todas as idades. Eu devorei o livro em três dias e se você curte histórias de fantasma, suspense e aventura vai querer se juntar aos nossos heróis na busca do passado misterioso de Mijail Kolvenik.

Marina me conquistou por sua simplicidade, fluidez nas palavras e principalmente pela inocência dos personagens. Carlos Ruiz Zafón acertou em cheio na dose de doçura! Achei a narrativa bem diferente das coisas que estou acostumada a ler, tanto que fiquei curiosa para conhecer outras obras do autor. 

Um comentário:

  1. Adoro esse autor! Fiquei bastante interessada! Depois volto pra dizer como foi. Beijos!
    http://viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br/
    http://literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir