quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Fantasma de Canterville – Oscar Wilde



Apesar de ser uma história infantil, O Fantasma de Canterville é uma crítica bem-humorada feita por Oscar Wilde às mudanças que foram impostas à vida social de americanos e britânicos na passagem do século XIX para o XX. O conto é muito divertido e por isso decidimos compartilhá-lo com vocês.

Após matar a mulher, Sir Simon de Canterville teve uma morte trágica e seu espírito atormentado passou a assustar todas as famílias que o sucederam na Reserva. Durante 300 anos sua fama correu por toda a Inglaterra e os poucos que ousaram entrar no castelo passaram por maus bocados, até que seu último parente vivo, Lord Canterville, decidiu se desfazer da propriedade vendendo para uma família de americanos.

O legal da história é que a família Otis ignora completamente todos os esforços feitos pelo fantasma de Sir Simon para assustá-los. Na verdade, em um certo ponto da trama, é  a família que acaba o amedrontando, em especial os pequenos gêmeos que não dão sossego ao espectro.

A obra já teve duas adaptações cinematográficas, a primeira em 1944 e a segunda em 1996. Em 1998 a Europa Filmes abrasileirou o conto e produziu Simão, O Fantasma Trapalhão, tendo no elenco estrelas como Renato Aragão (Didi), Dedé Santana, Ivete Sangalo e Luciano Szafir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário