segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CIENTEC 2013 conta com vasta programação literária

(Imagem do site da CIENTEC: http://www.cientec.ufrn.br/)


A XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - CIENTEC/2013- que acontece do dia 22 a 25 de outubro, tem como tema central "Educação e Esporte", comemorando os 50 anos do método Paulo Freire e o Brasil como sede de eventos esportivos. Para isso, conta com uma extensa programação ligada a literatura. 

Dentro dos pavilhões na praça cívica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), serão realizadas trocas de conhecimento através de exposições interativas, palestras, mesas redondas, seminários, exposição de banners, espetáculos, a participação de importantes pessoas do meio literário, além da III Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (Fliq), que tem o objetivo de democratizar a leitura e terá a participação de Mauricio de Sousa.

(Imagem do Google)


Segue abaixo a programação literária da CIENTEC 2013.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Dia 22
18h30 - Os 50 anos da Turma da Mônica com Mauricio de Sousa e Milena Azevedo.
Dia 23
19h - A participação da mulher na literatura potiguar com Ana de Santana, Diva Cunha e Salizete Freire (Local: Auditório Fliq)
20h20 - O centenário de Vinícius de Moraes com José Castello, Lívio Oliveira e Vicente Serejo
Dia 24
09h00 - Painel: A Construção Das Políticas do Livro, da Leitura, da Literatura, e das Bibliotecas e As Frentes Parlamentares . (Local: Sala Multiuso – Praça Cívica Da Ufrn) 
14h00 - Lançamento do Fórum do Livro, Leitura, Literatura, e das Bibliotecas- RN -
Apresentação dos representantes do Fleb-RN. (Local: Sala Multiuso – Praça Cívica Da Ufrn)
19h45 - Turma da Mônica Jovem com Petra Leão e Milena Azevedo (Local: Auditório Fliq)
Dia 25
20h15 - Teatro, Música e Literatura na Boca da Noite com Mário Bortolotto e Carlos Fialho (Local: Auditório Fliq)

PROGRAMAÇÃO PALESTRAS E MESAS-REDONDAS 

PALESTRA E LANÇAMENTO DO LIVRO: “O PODER DO COACHING”
Local: Auditório B do CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN
Dia: 25/10/13
Hora: 18h as 22h
Ministrante Responsável: Patricia de Albuquerque Maia
Resumo: O livro “O Poder do Coaching – ferramentas, foco e resultados”, expõe parte de sua experiência profissional e acadêmica nas questões que se relacionam ao tema central da obra. A publicação é organizada por José Roberto Marques e reúne artigos com cases de sucesso no Brasil e no mundo sobre como o Coaching vem auxiliando organizações de diferentes segmentos a alcançarem resultados positivos em crescimento. No Capítulo "Coach pessoal, desenvolvendo o autoconhecimento para o sucesso" busca fornecer ao leitor subsídios para o autodesenvolvimento, pessoal e profissional, com o uso de ferramentas de Coaching. Na Gestão de Pessoas, no que diz respeito ao Coaching, ferramentas para a eficiência do processo são testadas com frequência, alinhando as estratégias da empresa ao mercado mais competitivo. Assim, uma pessoa com autoconhecimento e possibilidades de se autodesenvolver, estará mais preparada, a priori, para que os desafios são por natureza, competitivos na era da contemporaneidade.

LEITURA DAS LETRAS À METÁFORA DO CORPO AOS NEURÔNIOS
Local: Auditório C do CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN
Dia: 24/10/2013
Hora: 8h as 12h
Ministrante Responsável: Angela Maria Chuvas Naschold
Resumo: A mesa originária do desenvolvimento do projeto de pesquisa, ensino e extensão LEITURA + NEUROCIÊNCIAS se dispõe a apresentar e discutir as bases neurais da leitura considerando educação, psicolinguística e neurociências. Serão abordados os seguintes pontos: aspectos históricos, culturais e psicolinguísticos da leitura, bases neurais da leitura, o cérebro e o corpo na cognição humana, as contribuições da psicogênese da escrita, métodos, processos e rotas de leitura, a leitura como simulador de vôo cognitivo, teoria global do espaço de trabalho consciente.

MESA-REDONDA O AMBICIOSO NA ABORDAGEM LITERÁRIA E TEATRAL
Local: Bloco A – Sala A -10 – CERES/UFRN – Campus Caicó
Dia: 23/10/13
Hora: A definir
Ministrante Responsável: Grinaura Medeiros de Morais
Resumo: Trata-se de uma mesa redonda que apresenta e discute o papel do ambicioso em obras literárias que abordam o gênero teatral, a exemplo do Noviço, O santo e a Porca e o Cortiço. Pretendemos discutir a façanha e a esperteza do ambicioso diante das economias do outro sejam estas economias oriundas de vendas, finanças, ouro, terras e outros bens conseguidos através de casamentos arranjados. Realçaremos a forma como as suas peças teatrais demonstram o desenvolvimento social de época de produção e a influência dos hábitos herdados da colonização, exaltando o desenvolvimento desta forma literária, que além de ser uma forma de divertimento, tinha por objetivo criticar aspectos da sociedade brasileira.

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS E MINICURSOS

MINICURSO CLUBE DE LEITURA – PROJETO LEITURA + NEUROCIÊNCIAS: AS 4 VERSÕES DA CHAPEUZINHO VERMELHO
Local: Auditório D CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN.
Dia: 22/10/2013
Hora: 18h as 22h
Ministrante Responsável: Ana Maria Chuvas Naschold
Resumo: A realização desta oficina se justifica fundamentalmente a partir da necessidade de apresentarmos uma metodologia para desenvolvermos a competência leitora das crianças, por meio dos métodos utilizados no Clube de Leitura do Projeto Leitura + Neurociências. Assim sendo, nos propomos a realizar momentos de contações de histórias com o uso de diversas estratégias, dentre elas, destacamos o uso do flipbook, do prezi e de objetos metafóricos, para contarmos as quatro versões da história Chapeuzinho Vermelho dos autores: Chico Buarque (2011), Rubem Alves (2004), Maurício de Sousa (2008) e Irmãos Grimm. Dessa forma, buscaremos disseminar metodologias de contações de histórias que despertem a cultura leitora e o prazer pelo mundo da ficção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário