sexta-feira, 4 de abril de 2014

Extraordinário - R.J. Palacio



O que teria de tão extraordinário em um garotinho comum, vivendo em uma casa comum, com uma família comum? Absolutamente tudo. Auggie Pullman nos ensina em 320 páginas que, por mais diferentes que sejamos, todos somos seres extraordinários. Basta olhar o mundo através de uma ótica de amor e gentileza.

Quando August nasceu, foi diagnosticado com várias síndromes e deformações faciais. Ao longo de sua pequena vida, enfrentou muitas cirurgias e tratamentos dolorosos, mas o que mais machucou o coração do nosso pequeno guerreiro foi a indiferença e o olhar enojado de pessoas ignorantes. Os pais de Auggie o criaram cercado de carinho e superproteção, e a irmã mais velha dele, a Via, sempre colocou os problemas do irmão como prioridade. Quando completou 10 anos seus pais decidiram que era hora do menino encarar o mundo e frequentar a escola, como um cordeiro pronto para o abate!

Foi um ano difícil e tumultuado. Primeiro pelos olhares e pela falta de contato físico com os colegas, depois pela imaturidade do Auggie ao encarar as novidades, mas no final todo mundo acaba se surpreendendo com a coragem do menino. A trama toda é basicamente narrada por ele, mas Palacio também expõe a perspectiva de alguns personagens importantes na história, como a Via, o Jack, a Summer, a Miranda e o Justin.

Extraordinário deveria ser leitura obrigatória! É importante debater o tema do preconceito, principalmente porque muitas crianças acabam sendo "más" com as outras por falta de diálogo e orientação dos pais. Os próprios adultos não percebem que um olhar diferente, uma expressão de repulsa, mesmo que pequena, pode ferir para sempre um indivíduo considerado "diferente". Por mais que não tivesse um rosto bonito, Auggie conquistou amigos e o respeito dos professores pelo seu comportamento corajoso e gentil. Um menino extraordinário, com uma família e amigos extraordinários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário