terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Água para elefantes – Sara Gruen



Em Água para elefantes somos transportados para o universo dos circos norte-americanos na década de 30 através das memórias de Jacob Jankowski, um homem na casa dos 90 que após a morte da esposa acaba sendo internado pelos filhos em uma casa de repouso para idosos. É apaixonante o estilo narrador-personagem e a maneira de poder enxergar o ponto de vista de um mesmo indivíduo em dois momentos diferentes de sua vida foi uma experiência divertida.

Apesar da idade avançada e da falta de rigidez nos músculos, Jacob ainda anseia liberdade e luta diariamente para manter a mente sã, longe dos algozes da velhice. Após a chegada de um circo próximo ao terreno da casa de repouso, velhos fantasmas começam a interferir na rotina dele. Entre um cochilo e outro conhecemos a história do jovem Jankowki, estudante de medicina veterinária em uma universidade conceituada dos Estados Unidos. Com a morte dos pais em um acidente de carro e a perda de todos os bens da família para o banco, ele acaba largando a faculdade sem fazer a última prova para conseguir seu diploma e embarca sorrateiramente em um dos vagões do circo Irmãos Benzini: O maior espetáculo da terra.

Sara Gruen nos presenteia com uma história de amor entre humanos e animais. Em meio a tanta maldade daqueles que trabalham à frente do espetáculo, existe cumplicidade, gente ajudando sem pedir nada em troca e a lealdade dos animais. Desde Bobo, o orangotango, até a doce Rosie, a elefanta burra que de burra não tem nada. O amor de Marlena e Jacob, e o amor com que os dois cuidam desses animais, são bem mais forte do que as artimanhas do velho Tio Al e August.

Gosto da simplicidade do livro e da sensação de fechar os olhos e conseguir ver nitidamente o que é descrito pelo senhor Jankowski em seu relato cheio de saudade. Gosto da riqueza de detalhes, da fluidez nas palavras e da personalidade do personagem principal e apesar das críticas negativas que ouvi e li por aí, também gosto do filme! O longa estrelado por Robert Pattinson e Reese Whiterspoon foi lançado em 2011 nos Estados Unidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário