quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

10 livros infanto-juvenis para as férias

Entre as sugestões estão séries de livros de sucesso, como 'O Diário de um Banana' e a Trilogia Jogos Vorazes, e o premiado livro 'Ela Tem Olhos de Céu'


Por Thalyta Martins

Com os filhos em casa nessas férias, uma das melhores formas de estimular a criatividade e apresentá-los novos mundos sem sair de casa é através da leitura. De clássicos da literatura à aventuras em reinos distantes, tem história que diverte, ensina, comove e, principalmente, desperta a imaginação.

Já pensou quantas histórias cabem dentro de um guarda roupa? Ou qual o feitiço ideal para destrancar portas? Histórias envolventes e cheias de mistérios fizeram com que sagas como As Crônicas de Nárnia e Harry Potter se tornassem sucessos entre os adolescentes. A aventura mais recente que também saiu dos papéis para a telona foi Jogos Vorazes, uma trilogia capaz de prender o leitor até a última página.


Sagas

As Crônicas de Nárnia – C.S. Lewis

Fabulosas histórias do país do Leão Aslan, a saga reúne sete livros que contam com batalhas épicas entre o bem e o mal, criaturas fantásticas, traições, feitos heroicos e amizades (ganhas e perdidas). A série encantou milhões de leitores nos últimos 50 anos. O autor criou um mundo em que uma feiticeira decreta inverno perpétuo, onde há mais animais falantes do que gente e onde as batalhas são travadas por centauros, gigantes e faunos.

Harry Potter – J. K. Rowling

Grande parte da narrativa se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e foca os conflitos entre Harry Potter e o bruxo das trevas Lord Voldemort. Ao mesmo tempo, os livros exploram temas como amizade, ambição, escolha, preconceito, coragem, crescimento, responsabilidade moral e as complexidades da vida e da morte, e acontecem num mundo mágico com suas próprias histórias, habitantes, cultura e sociedades

Trilogia Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura, a trilogia Jogos Vorazes é um fenômeno na literatura jovem. Com um mote surpreendente, o livro já está há mais de 170 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, rendeu à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Ambientado num futuro sombrio, Jogos Vorazes é pioneiro de uma tendência que vem ganhando força no mercado de best sellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos.



Clássicos

Para não deixar os sentimentos mais puros da infância se perderem entre tecnologia e tempos modernos, clássicos da literatura se mantem nas prateleiras entre os livros “tem que ler”. Não importa a idade, O Pequeno Príncipe e O Menino Maluquinho nunca falam.

O Menino Maluquinho – Ziraldo

Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.

O Pequeno Príncipe – Antoine Saint-Exupéry

A história do Pequeno Príncipe atravessa gerações pelo seu encanto. Vale a pena colocar as crianças em contato com este menino sensível que ensina que nós somos os responsáveis por tudo que faz parte da nossa história e que cabe a cada um de nós resolvermos o que fazer e como olhar para ela.



Recomendados

Tempos de escola, mundo das princesas e a cultura nordestina podem ser reconhecidos e admirados em contos modernos e divertidos da literatura.

O Livro das Princesas – Meg Cabot; Lauren Kate; Paula Pimenta e Patrícia
Barboza

As mais populares autoras contemporâneas norte-americanas, Meg Cabot(“Diário Da Princesa” e “A Mediadora”) e Lauren Kate (“Fallen”), se unem às brasileiras e igualmente bem-sucedidas Paula Pimenta (“Fazendo Meu Filme”) e Patricia Barboza (“As Mais”) em uma coletânea que reinventa contos de fadas clássicos.

Diário de um Banana – Jeff Kinney

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam. Na série “Diário de um banana”, que já possui oito volumes, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável. Como Greg diz em seu diário: “ Só não espere que eu seja todo ‘Querido diário’ isso, ‘Querido diário’ aquilo.” Para nossa sorte, o que Greg Heffley diz que fará e o que ele realmente faz são duas coisas bem diferentes.

Diário de uma garota nada popular – Rachel Renee Russell

Nikki, de 14 anos, ganhou uma bolsa de estudos para uma escola particular de prestígio. Sua angústia ao lidar com as meninas malvadas do colégio, a relação com seus pais, sua paixão pelo bonitão da escola e as novas amizades que faz são assuntos registrados em seu diário, ao lado de inúmeros desenhos que ela mesma faz de sua vida. Direcionado principalmente para meninas adolescentes, Diário de uma garota nada popular pode ser considerado uma versão feminina de Diário de um banana.

Ela tem olhos de Céu – Socorro Acioli

A autora cearense ganhou o Prêmio Jabuti de literatura infanto juvenil, mostrando a história de Sebastiana. Após seu nascimento nada será como antes em Santa Rita do Norte: a menina tem olhos de céu. Será dom ou maldição? A cidade inteira está em polvorosa, ninguém sabe mais o que fazer para controlar os fenômenos provocados pela pequena criança. Os versos e imagens do cordel rico e sensível da autora, ilustrado por Mateus Rios, apresentam a realidade e a cultura nordestina com lirismo e magia. Em Santa Rita do Norte, tudo pode acontecer.

Por que só as princesas se dão bem? – Thalita Rebouças

A maioria das meninas sonham em ser princesas, encontrar um príncipe encantado e ter um felizes para sempre. Mas na realidade, a vida de uma princesa pode ser diferente. Acompanhe a esperta e perguntadeira Bia em sua aventura pelo mundo nem tão encantado assim das princesas de verdade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário