terça-feira, 26 de agosto de 2014

O futuro de nós dois - Jay Asher e Carolyn Mackler


Em O futuro de nós dois temos uma história diferente e curiosa para os amantes da literatura young adults. A trama se passa em 1996, quando a internet ainda engatinhava e não havia o menor indício de redes sociais. Emma Nelson é uma adolescente comum, que enfrenta problemas com os pais separados e ganha do pai um computador de presente. Ela recebe do vizinho, Josh, um CD-ROOM com o programa da Aol para criação de conta de e-mail e quando Emma instala o software o inesperado acontece: uma página se abre na tela e mostra trechos de um futuro ainda desconhecido: O facebook.

Essa ligação entre o passado e o futuro que se pinta nas redes sociais causam um impacto atenuante. Imagine se as informações que fornecemos nas nossas timelines hoje pudessem ter sido acessadas por nós no passado? De que forma isso poderia ter interferido nas nossas decisões? Com certeza alteraram as de Josh e Emma. Em uma semana, algumas postagens foram modificadas e vários futuros foram construídos pelos nossos protagonistas.

O livro todo é narrado em primeira pessoa, mas de forma alternada entre os dois personagens principais. O mais legal é que o Jay Asher escreve como Josh e a Carolyn Makler é a voz da Emma, tornando a diferença nas personalidades dos dois jovens mais notória. Uma ideia bacana que deixou a obra mais rica.

A principal discussão é válida e acho importante para ser debatida entre os jovens. É uma leitura gostosa e rápida de levar. Ótima dica para quem vai viajar e quer algo leve para ler no percurso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário