sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Drive - James Sallis



"Eu dirijo. Isso é tudo que faço. Não fico sentado enquanto você planeja a coisa ou a prepara. Você me diz onde começamos, em que direção devemos ir, para onde devemos seguir depois, em que horário. Não me meto, não conheço ninguém, não ando armado. Eu dirijo."

Apesar das boas críticas que li na web, não me impressionei com o best-seller de James Sallis. A história é bacaninha, tem um ar de suspense que atiça a curiosidade do leitor, mas eu não curti, não pirei na trama, achei demasiadamente vago e confuso.

Temos como protagonista o Piloto, um personagem enigmático, solitário e com uma bagagem familiar difícil de carregar. Após a morte do pai e prisão da mãe, ele teve que aprender a se virar na vida. Com cerca de 15 anos fugiu do lar adotivo para Los Angeles em um Ford Galaxie que pertencia à família que o abrigou. Já em LA ele conhece um dublê de automobilismo que o acolhe e ensina tudo que sabia sobre carros e a profissão.

Mais velho e mais experiente, o Piloto acabou criando fama nos bastidores de Hollywood e também no mundo do crime. A primeira fuga aconteceu após conhecer Standard, ex-marido de sua vizinha, Irina, por quem o Piloto acaba se apaixonando. Daí em diante vieram outros trabalhos, e com eles alguns problemas. O suspense fica por conta da última fuga que acabou dando errado, colocando as habilidades para sobreviver do nosso protagonista à prova.

Juro que eu queria ter amado cada página do livro, mas a cada capítulo me deparei com um episódio diferente da vida do Piloto. São tantas cidades, pessoas e carros diferentes que ao chegar no último parágrafo percebi que muitas pontas haviam ficado soltas no meio da leitura. É tudo costurado a longo prazo, por isso a confusão.

De fato, essa história foi criada para o cinema. É possível perceber vários elementos de filmes de ação na trama e a forma como o autor brinca com a temporalidade cria um clima plástico, totalmente audiovisual. Eu ainda não assisti Drive, o filme, mas confesso que fiquei curiosa. Nas telonas o piloto é vivido por Ryan Gosling e o diretor Nicolas Refn recebeu a Palma de Ouro em Cannes por melhor direção.


Veja o trailer do filme Drive abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário