sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Trilogia Jogos Vorazes - Suzanne Collins

"Que os Jogos Vorazes comecem e que a sorte esteja sempre a seu favor."

Talvez não seja uma questão de sorte. Para vencer os Jogos Vorazes o tributo tem de aprender a sobreviver e conviver com as consequências de seus atos na arena. A batalha não acaba quando o último competidor é morto, eles o obrigam a reviver o mesmo pesadelo todos os anos. Ao final da septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes, Katniss e Peeta conseguem não apenas sobreviver, eles mudam as regras do jogo e despertam um povo oprimido contra o Sistema.

Em um futuro distante, ocupando o lugar que hoje conhecemos por América do Norte, o Governo de Panem cuida para que seus cidadãos não revivam os Dias Escuros. Além da Capital, 12 distritos sustentam o país onde cada um é responsável por produzir e despachar recursos indispensáveis para a sobrevivência da população. Apesar de produtores, os distritos não têm direito a usufruir dos resíduos extraídos em seus territórios, muitas famílias vivem com dificuldade chegando até a passar fome. Como forma de punição pelos Dias Escuros, todos os anos os 12 distritos enviam um menino e uma menina entre 12 e 18 anos como tributo à Capital, até que a rebeldia de Katniss e o amor que Peeta sente por ela mudam o rumo dos Jogos Vorazes para sempre.

A trilogia é composta por Jogos VorazesEm chamas e A esperança. Dos três, gosto mais do último porque é onde encontramos as respostas para a maioria das perguntas que fazemos ao longo da trama. Eu gosto da presença do narrador em primeira pessoa, mas nesse caso específico senti falta da percepção dos outros personagens. Talvez a autora tenha escolhido esse estilo por causa do suspense, mas acabou deixando algumas lacunas na narrativa, já que conhecemos apenas o ponto de vista de Katniss. Mais do que um triangulo amoroso, a trilogia Jogos Vorazes fala sobre a importância de cuidarmos do nosso planeta para que as futuras gerações não sofram as consequências. É a história da luta de um povo pela sobrevivência de sua espécie, inspirados pelas ações dos jovens vitoriosos que se rebelaram contra a opressora Capital.

O primeiro filme da série chegou aos cinemas em 2012 sob direção de Gary Ross. A premiada atriz Jennifer Lawrence vive Katniss Everdeen, Josh Hutcherson é Peeta Mellark e Liam Hemsworth interpreta o melhor amigo de Katniss, Gale. Esse ano o longa ganha sequência com Jogos Vorazes: Em chamas estreou no dia 15 de novembro. Não deixem de assistir!

Veja abaixo o trailer de Jogos Vorazes: Em chamas em cartaz nos cinemas de todo o país.





Um comentário:

  1. quero muito ler essa série, ja vi o primeiro filme

    www.lerpraesclarecer.blogspot.com

    ResponderExcluir