segunda-feira, 30 de junho de 2014

Milagre nos Andes - Nando Parrado


Um dos mais famosos desastres aéreos já registrado na História é narrado por um dos 16 sobreviventes do “Milagre nos Andes”
 
 
No relato de uma história real que teve início em outubro de 1972, o uruguaio Nando Parrado narra sobre o acidente do avião Fairchild F-227, da Força Aérea Uruguaia, que levava um jovem time de rugby do país, além de familiares e amigos, para um amistoso no Chile. No entanto, o avião caiu nas profundezas dos Andes e deixou inicialmente apenas 29 dos 45 passageiros vivos. Esse seria apenas o começo de uma jornada fria, triste, emocionante, mas que acima de tudo contou com a esperança de muitos dos passageiros em um total de 72 dias.
Após a queda, o autor do livro passou três dias desacordado e ao despertar soube que havia perdido a mãe e que estava quase perdendo a irmã. Em meio ao desespero, os sobreviventes tinham que dar um jeito para não serem vítimas do frio intenso e da falta de comida. Para isso, todos se abrigaram na fuselagem do avião e foram obrigados a comer carne humana.
Cansado de esperar por um resgate que não aparecia, após dois meses Nando Parrado e um de seus amigos resolveram realizar uma travessia nos Andes, no qual percorreram 100 quilômetros em 10 dias sem qualquer equipamento adequado para a caminhada e escaladas, até encontrarem um camponês que salvariam suas vidas.
Narração bastante detalhista, emocionante e envolvente que mostra a importância da fé para lutar pela vida, além de ser uma admirável leitura para conhecer um pouco mais sobre o acidente e sobre essa longa jornada em busca da sobrevivência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário